PostgreSQL vs. MySQL – Antiga discussão

pgmysqlSem dúvida são os dois gerenciadores de banco de dados open source mais populares do mercado, por isso há tantas discussões sobre quem é o melhor. A intenção deste post não é ser mais um ponto de batalha entre usuários de um SGBD e de outro, mas sim de suscitar o debate entre os pontos fortes de cada um deles.

Muito se fala que o PostgreSQL é mais poderoso e que o MySQL é mais rápido. Vamos então passar por alguns pontos principais.

Padrão SQL

Essa talvez seja a maior diferença entre PostgreSQL e MySQL. Os dois SGBDs utilizam a Structured Query Language(SQL), mas apenas um deles está em conformidade com o padrão definido pela International Standards Organization(ISO). Se você deseja ter uma base de dados em conformidade com os padrões, então o PostgreSQL é a melhor escolha. Isso é importante pois permite que você transite de forma fácil os dados de um banco para outro. Imaginando que em algum momento você queira transferir dados do PostgreSQL ou MySQL para o Oracle, ou vice-versa, com o MySQL isso não será nada fácil.

ACID

ACID(acrônimo de Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), é um
conceito que se refere a maneira como um sistema gerenciador de banco de dados trabalha com auditorias e transações. O PostgreSQL sempre retorna o mesmo resultado sem falhas por ser compatível com as normas ACID. Isso não é verdade em relação ao MySQL.

Performance alguns

O MySQL sempre foi considerado o mais rápido entre os dois, mas isso está totalmente relacionado ao fato de que o MySQL já começou com foco em rapidez, enquanto o PostgreSQL sempre foi focado em características e padrões. Sendo assim podemos dizer o seguinte: o MySQL é mais rápido em operações simples, já o PostgreSQL é mais confiável e mais rápido em operações complexas.

Pretendo aprofundar o assunto em outro post, mas por enquanto, estes são os pontos que considero importantes.

One thought on “PostgreSQL vs. MySQL – Antiga discussão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.