Inserção de keywords no Subversion com auto-props

Uma propriedade interessante do SVN é poder gravar informações automaticamente nos arquivos modificados. O nome dessa propriedade é auto-props. A imagem abaixo mostra o tipo de documentação gerada automaticamente pelo SVN:

Quando se tem vários programadores trabalhando em um mesmo projeto, esse recurso pode ser muito interessante. Como visto na imagem acima, é possível identificar rapidamente número, autor e data da última revisão.

Meu exemplo foi feito baseado numa perspectiva Linux, já o exemplo do artigo original foi construído em MacOS, mas essas configurações também são aplicáveis em Windows.

Primeiramente, é necessário alterar o arquivo config que – em Linux e MacOS – está localizado no diretório .subversion, conforme mostrado no exemplo abaixo:

Com o arquivo acima aberto, descomente a linha que contém enable-auto-props = yes que está dentro da seção [miscellany] e no meu caso, como o projeto trabalhado é em PHP, na seção [auto-props] acrescentei a seguinte linha:

Realizadas as alterações nas configurações do SVN, o próximo passo é inseri as keywords no código, conforme o exemplo:

Para aplicar essas propriedades a arquivos de um projeto já versionado, utilize o seguinte comando:

find * -type f -name '*.php' -exec svn propset svn:keywords "Date Revision Author Id" {}  \;

Esta dica foi escrita baseada no artigo “Inserting keywords/variables in Subversion with auto-props”, de Kris Range. Clique aqui para acessar o artigo original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.