Apache, PHP e MySQL no Fedora

Apache, PHP e MySQL no Fedora (do 10 até pelo menos a versão 22). Tutorial amplamente testado.

Este artigo tem o intuito de mostrar de forma prática e fácil como instalar e configurar o Apache, o PHP, o MySQL e o PHPMyAdmin no Fedora 10 19. Também será mostrado a instalação do utilitário gráfico para MySQL, PHPMyAdmin.

Em primeiro lugar, vamos nos logar como root:

O próximo passo mostra a simplicidade de tal modo de instalação

Neste momento, tanto Apache, como PHP e MySQL já estão devidamente instalados. Opcionalmente, se quisermos que nossos serviços inicializem automaticamente assim que ligarmos nossa máquina, devemos executar os seguintes passos:

Agora precisamos inicializar nossos serviços. Na primeira tela vamos inicializar o Apache e na segunda inicializamos o MySQL:

Já podemos ir lá no browser e testar o Apache em ação. Para isso, é só digitar: http://localhost. Deve ser mostrado algo parecido com a tela a seguir:

Agora que já temos nosso MySQL rodando normalmente, vamos precisar de uma senha de administrador. O próximo passo configura a senha do usuário root:

Acessando o MySQL

Uma das maneiras mais fáceis e práticas de se trabalhar com o MySQL é através do PHPMyAdmin, então, nossa próxima etapa será a instalação dessa interface gráfica:

Antes de testarmos nosso PHPMyAdmin, devemos reiniciar nosso servidor:

Agora sim, trabalhando com o MySQL via browser: http://localhost/phpmyadmin.

Este tutorial funciona com até no mínimo o Fedora 19.

One thought on “Apache, PHP e MySQL no Fedora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.