Alguns motivos para ser um desenvolvedor ágil

agileMinha intenção com este espaço é falar sobre tecnologia, embora algumas vezes eu tome a liberdade de escrever sobre outros assuntos, ou apenas postar algo que acho interessante, afinal de contas, é um espaço livre.

De uns tempos pra cá, meio sem querer, comecei a falar sobre métodos ágeis e boas práticas. Confesso que esse assunto é bem contagiante. Alguém, não necessariamente um desenvolvedor ou gestor de tecnologia, que entendeu e começou a aplicar os princípios e práticas do Agile dificilmente voltará atrás.

Se as mudanças estão ocorrendo tão rápida e impetuosamente a ponto de a mudança programada não funcionar, talvez tenhamos que nos adaptar(organizacionalmente falando) para assimilar, continuamente, um número muito maior de mudanças menores“.

Christopher Avery

Descrevo abaixo alguns motivos que fazem o pragmatismo das metodologias ágeis valer a pena. Nenhuma ilusão ou ficção, apenas experiência própria.

1. Percepção

Para o cliente é mais rápido a percepção de mudança. A natureza interativa do desenvolvimento ágil é de entregas incrementais, isso faz com que cada mudança realizada agregue valor ao produto e sejam perceptíveis para o cliente.

2. Qualidade

Um dos principais motivos que justificam a adoção do desenvolvimento ágil é o uso de testes integrados em todo o ciclo de vida. Isso faz com que os serviços sejam continuamente inspecionados, tanto código, como também funcionalidades. O dono do produto(product owner) tem feedbacks rápidos e pode responder rapidamente ao time com relação a qualidade do mesmo.

Equipes ágeis de sucesso produzem software de maior qualidade e que atendem melhor às necessidades do usuário, com maior rapidez e a custo menor do que equipes tradicionais.

ciclo-agile

3. Visibilidade

Gestores, time e todos os envolvidos tem uma melhor visão do todo. Tudo fica mais transparente para todos os envolvidos no projeto. Todos tem uma percepção se as expectativas estão sendo ou não cumpridas.

4. Gerenciamento de Risco

Grandes mudanças, grandes riscos. No desenvolvimento ágil as entregas são fragmentadas. É mais simples identificar quando um bug é inserido e as decisões são facilitadas.

Apesar de todos as vantagens dos métodos ágeis, não se engane, não há mágica. Para usufruir desses benefícios o caminho é árduo, as pessoas são resistentes à mudanças e você não pode simplesmente culpá-los. As mudanças exigidas para obtenção das recompensas de ser ágil são difíceis de alcançar. Ser ágil exige mudança de cultura. Mudar práticas é uma coisa, mudar o modo de pensar é outra muito diferente.

É preciso esforço e empenho, mesmo quando as coisas não andam bem, contudo, os benefícios do agilismo valem a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.